Home Sobre Índice
Meu Mirante
Meu Mirante
Voltar
Avalie a matéria clicando na estrela que reflete a sua nota, abaixo:

 

Programa de Empréstimos tem novas taxas

A Visão Prev monitora continuamente o mercado para avaliar o posicionamento de seu Programa de Empréstimos. Nesse momento de juros básicos (Selic) alcançando seu menor nível histórico e de fortes impactos causados pelo novo coronavírus (COVID-19), a entidade também reduziu as taxas praticadas para as novas concessões. Veja:

ModalidadesPrazosTaxas de juros anteriorTaxas de juros atual
Prefixada I3 a 12 parcelas1,05%0,71%
Prefixada II13 a 24 parcelas1,15%0,85%
Prefixada III25 a 36 parcelas1,23%0,93%
Prefixada IV37 a 48 parcelas1,28%0,99%
Prefixada V49 a 60 parcelas1,32%1,03%

Além de representar uma opção de financiamento com taxas competitivas em relação ao mercado, o programa também pode ser uma alternativa para aqueles que possam vir a sofrer mais fortemente o impacto da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) e precisem de recursos financeiros adicionais para apoiá-los nesse momento difícil.

         As linhas de crédito estão disponíveis para os participantes ativos dos planos Visão Telefônica e Visão Multi e aposentados de todos os planos. A única exigência é ter, no mínimo, um ano de vinculação ininterrupta com o plano. São oferecidas cinco modalidades, sempre com juros prefixados que variam de acordo com o número de parcelas.

 

Em números

Em 2019, o Programa concedeu 2.147 empréstimos, o que representa 13,7% a mais sobre 2018, com um volume de recursos cerca de 22,8% superior.

 

Importante!

Na hora de avaliar um empréstimo, fique atento ao Custo Efetivo Total (CET) da operação, considerando todos os encargos, tributos, taxas e despesas incidentes. No caso da Visão Prev, o CET é composto pela taxa de juros (conforme o prazo de pagamento), taxa de administração, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Quota de Quitação por Morte (QQM).

O valor do QQM é retido no momento da concessão e serve para a cobertura do saldo devedor em caso de falecimento do participante (dessa forma, a dívida não é repassada aos beneficiários), exceto em alguns casos na ocorrência de suicídio, ato ilícito doloso e doenças preexistentes.

 

O Programa em 10 pontos essenciais:

 

  1. As linhas de crédito podem ser acessadas por participantes ativos dos planos Visão Telefônica e Visão Multi e aposentados de todos os planos que tenham, no mínimo, um ano de vinculação ininterrupta ao plano.

 

  1. A solicitação do empréstimo é totalmente online (confira aqui o passo a passo para a solicitação).

 

  1. Os pedidos de empréstimos passam pela seguinte análise:
  • Para os participantes ativos, a Visão Prev verifica eventuais restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito e confirma, com a patrocinadora, a margem consignável disponível para desconto em folha.
  • Para os assistidos, a Visão Prev avalia se a solicitação condiz com a evolução do pagamento do benefício, analisando se o prazo de recebimento da renda é, no mínimo, seis meses superior à data da última parcela do empréstimo e se a prestação não compromete a margem consignável mensal do participante, considerando não apenas o valor do benefício no momento da concessão, mas também sua estimativa durante toda a vigência do contrato.

 

  1. Os limites para a concessão são:
  • Participantes ativos - até 8 vezes o salário nominal ou 75% da reserva resgatável, o que for menor, excluídos débitos existentes como IRRF. 
  • Aposentados: até 8 vezes o benefício mensal ou 75% da reserva resgatável, o que for menor, excluídos débitos existentes como IRRF.
  • Aposentados do plano Telefônica BD: até 8 vezes o Valor do Benefício.

 

  1. O valor das prestações não pode ultrapassar 20% do Salário de Nominal (ativos) e 20% do valor do benefício mensal (aposentados).

 

  1. É possível ter até quatro contratos de empréstimos simultâneos, com intervalo mínimo de seis meses entre eles.

 

  1. Os créditos ocorrem às terças e sextas-feiras, conforme calendário publicado no site da Visão Prev (clique aqui).

 

  1. O desconto das parcelas é feito diretamente no salário (para os ativos) e no benefício (para os assistidos).

 

  1. As regras de elegibilidade (item 1) e as análises para concessão (item 3) visam proteger o patrimônio dos próprios participantes (tanto dos que solicitam o empréstimo como dos demais), reduzindo ao máximo os casos de inadimplência.

 

  1. As taxas cobradas servem para rentabilizar os próprios planos, pois o Programa é uma modalidade de investimento do patrimônio, com baixo risco.

 

Clique aqui para conhecer, em detalhes, as regras do Programa.

 

Atenção para usar o crédito de forma positiva

Idealmente, o empréstimo deve ser uma alternativa para um investimento específico (como uma pós-graduação) ou eventos não planejados que gerem descontrole pontual (como a atual situação de crise ou gastos inesperados). Seu valor precisa ser imediatamente incorporado ao orçamento doméstico, de tal forma que ele considere as parcelas a pagar para não gerar mais descontrole financeiro.

 

Avalie a matéria clicando na estrela que reflete a sua nota, abaixo:

Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar
CNPJ: 07.205.215/0001-98
Alameda Santos, 787 - Conjuntos 11 e 12
Jardim Paulista – São Paulo-SP CEP: 01419-001

Central de Atendimento
Capital e Regiões Metropolitanas de SP e ligações
internacionais: 11 5508.8000 - seg. a sex. das 7h às 19h

Demais Localidades:
0800.771.7738 - seg. a sex. das 7h às 19h