Notícia Anterior Próxima Notícia

Qual dos 5 perfis é melhor para você?

Esta é uma pergunta essencial para os participantes dos planos Visão Telefônica e Visão Multi. A resposta é totalmente pessoal e, para que sua escolha seja adequada, é importante que você faça uma autoavaliação sobre o nível de risco que está disposto a assumir, tendo consciência de que essa decisão tem relação com a rentabilidade e a volatilidade de seus recursos ao longo do tempo e, portanto, com o seu benefício na aposentadoria.

A alteração de perfil pode ser feita três vezes por ano (nos meses de campanha, junho e dezembro, e em outro momento do ano à escolha do participante, se necessário). Veja, a seguir, as características dos 5 perfis e as dicas de Gustavo de Castro Araujo, diretor de Investimentos da Visão Prev, sobre o que considerar em sua decisão.

 

As opções

As 5 carteiras se diferenciam em relação ao tipo de ativos financeiros de seu portfólio e, portanto, ao nível de risco e volatilidade que seus investimentos apresentam:

Super Conservador

Destinado a quem tem grande aversão a risco e desconforto significativo em períodos de flutuação da rentabilidade.

Conservador

É pensado para quem busca menor risco nos investimentos, porém esse perfil pode ter oscilação em seus resultados, inclusive com momentos de rentabilidade negativa, pois investe em títulos de renda fixa de curto e médio prazo (até 5 anos).

Moderado

Voltado aos participantes que possuem tolerância à volatilidade, estão dispostos a assumir um pouco mais de risco e conseguem entender períodos de rentabilidade negativa. Investe em títulos de renda fixa de curto, médio e longo prazo (acima de 5 anos), renda variável e estruturados (multimercado e investimentos no exterior).

Agressivo

Para aqueles com maior tolerância à volatilidade, preparados para assumir maior risco e capazes de compreender períodos de rentabilidade negativa. Possui os mesmos investimentos que o perfil Moderado, mas com maior participação em títulos de renda fixa de longo prazo, renda variável e estruturados.

Agressivo Renda Fixa Longo Prazo

Direcionado a quem tem alta tolerância à volatilidade, está decidido a assumir maior risco e consegue lidar com períodos de rentabilidade negativa. Investe em títulos de renda fixa, na maioria, de longo prazo (acima 5 anos).

 

Para refletir

Veja as recomendações do diretor de Investimentos da Visão Prev, Gustavo de Castro Araujo, para fazer uma escolha consciente:

  • Ao planejar seu portfólio (ou seja, seus investimentos como um todo e não apenas na Visão Prev), reflita sobre o risco necessário para que cada item apresente o retorno esperado dentro de seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

  • Avalie também a capacidade de risco que sua situação financeira atual e prevista permitem.

  • Entenda os 5 perfis oferecidos pela Visão Prev: suas características, tipos de papéis, diferenciais e riscos. Para isso, confira aqui as Lâminas de Informações Essenciais.

  • Informe-se sobre o cenário macroeconômico, lembrando de olhar “para frente”, pois rentabilidades passadas não garantem rentabilidades futuras.

  • Analise o seu “momento de vida” (saiba mais sobre esse conceito aqui)

  • Compreenda seu perfil de investidor, fazendo o teste disponível no site da Visão Prev (clique aqui). Também é importante ficar atento ao “teste do sono” – ou seja, perceber quanto você se sente confortável e dorme bem frente ao desempenho do seu perfil atual (e dos demais componentes de seu portfólio).

Quer mudar de perfil?

Então, clique aqui e veja o passo a passo para fazer a troca. Agora, a alteração também pode ser feita pelo app da Visão Prev (confira aqui).

Para saber mais

Consulte a aba “Investimentos” do site da Visão Prev. Lá você encontra, entre outras informações, as Lâminas de Investimentos (clique aqui), com dados essenciais sobre cada perfil como seu objetivo, política de investimentos, composição da carteira, benchmark (referência de rentabilidade), nível de risco e histórico de rentabilidade.

Notícia Anterior Próxima Notícia