Próxima Notícia

Avaliação constante dos investimentos

Procure entender o noticiário de economia e finanças, os podcasts, análises, balanços, índices, tendências e cenários. Do Brasil e do mundo. É realmente um trabalho que precisa de dedicação e expertise para se escolher as melhores opções de investimento. Mas essas opções não são fixas, já que, com a volatilidade dos mercados, o que é bom hoje, amanhã pode não ser recomendado.

Para acompanhar de perto esses movimentos, a Visão Prev faz a gestão do patrimônio dos participantes de forma criteriosa e profissional, com parâmetros claros de atuação e flexibilidade na tomada de decisão. Confira, a seguir, como funciona esse processo dinâmico de gestão:

 

A Política de Investimentos

Tudo começa com esse documento elaborado pela Diretoria de Investimentos e aprovado pelo Conselho Deliberativo. A Política estabelece as diretrizes de gestão dos recursos de cada plano, seguindo as determinações legais e os objetivos e premissas específicos (clique aqui e confira a Política de seu plano). Dando transparência à estratégia de alocação, ela determina em que segmentos os recursos podem ser aplicados (como renda fixa, renda variável, investimentos estruturados e no exterior) e os percentuais permitidos para cada opção, entre outros dados. Seu conteúdo é revisto anualmente ou quando necessário, sempre com aprovação do Conselho Deliberativo caso haja alguma proposta de alteração.

 

O Comitê de Investimentos

Desde 2010, a Visão Prev possui um Comitê de Investimentos, antecipando-se à legislação que só estabeleceu essa exigência em 2018. Seus membros precisam ter experiência mínima de três anos na área financeira ou de investimentos e possuir certificação que comprove sua expertise. Liderado pelo presidente da Visão Prev e formado por representantes das patrocinadoras, dos participantes e um especialista independente, o atual Conselho conta com os seguintes membros:

NOME

CARGO

Marcelo Domingos Pezzutto

Presidente do Comitê (Presidente da Visão Prev)

Luis Carlos da Costa Plaster

Representante da patrocinadora (Diretor de Relações com Investidores da Telefônica)

Luiz Carlos Moreira Lima

Membro independente (Sócio-fundador e diretor executivo da Berkana Patrimônio)

Manoel Carlos Carreiro do Rego

Representante dos participantes (membro do Grupo Econômico-Financeiro da AVISÃO – Associação dos Participantes dos Planos da Visão Prev)

Todos os dias

A Visão Prev não possui gestão própria dos ativos financeiros. Os investimentos são, portanto, administrados por gestores externos, contratados após rigorosos processos de seleção. A entidade monitora diariamente o trabalho desses parceiros, visando assegurar o cumprimento da Política e as premissas de risco definidas para as alocações.

 

Uma vez por semana

A equipe técnica de Investimentos e Riscos Financeiros reúne-se, semanalmente, com o diretor da área, Gustavo de Castro Araujo, e o presidente da entidade, Marcelo Pezzutto, com o objetivo de direcionar e alinhar temas estratégicos para a gestão. Vale destacar que Gustavo é também o Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) que, com o apoio do Comitê de Investimentos e do Conselho Deliberativo, responde pelas definições táticas de alocação.

 

Todo mês

O Comitê de Investimentos reúne-se mensalmente, ou sempre que preciso, com a participação da equipe de Investimentos e Riscos Financeiros da Visão Prev para a discussão de temas técnicos. Nesses encontros, são avaliados os cenários econômicos, as alocações dos ativos, os desempenhos das carteiras e eventuais necessidades ou oportunidades de alteração no posicionamento. A ideia é assegurar uma gestão ágil e proativa frente aos movimentos do mercado.

 

A cada trimestre

Em meio aos demais temas relativos à gestão da Visão Prev, nas reuniões trimestrais dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, também são analisados os resultados dos investimentos e o posicionamento para o próximo período.

 

Anualmente

No final do ano ou quando necessário, o Conselho Deliberativo discute e determina sobre a manutenção da Política de Investimentos para o próximo período ou eventuais alterações com o intuito de ajustar as premissas de gestão.

 

Como você é informado

Diariamente, são divulgados para os participantes os resultados das alocações dos recursos nos perfis de investimentos dos planos Visão Multi e Visão Telefônica e do plano PreVisão (clique aqui). Esses resultados são apurados pela área de Investimentos através do cálculo prévio das cotas e suas respectivas variações e atualizados na área aberta do site. As cotas oficiais são calculadas pelo prestador de serviços ISP e validadas e aprovadas pela área de Investimentos, sendo divulgadas na área restrita do site.

A reunião do Comitê de Investimentos, no dia 30 de abril, teve a participação de Luiz Lima (membro independente do Comitê), Marcio Santiago (analista de Investimentos), Alex da Silva (analista de Investimentos), Guilherme Bittencourt (diretor de Administração e Controle), Gustavo Araujo (diretor de Investimentos), Marcelo Pezzutto (presidente da Visão Prev e do Comitê), Gisele Ribeiro (analista de Investimentos), Luis Plaster (representante da patrocinadora no Comitê), Manoel Carlos do Rego (representante da AVISÃO no Comitê) e Nathália Conte (então consultora de Riscos).

Por dentro do Comitê

 
 
Manoel Carlos Carreiro do Rego é o representante da AVISÃO no Comitê de Investimentos. “Ali, verifico in loco o cuidado que a Visão Prev tem com a gestão dos nossos recursos, em uma iniciativa de transparência que ainda é rara no país”, destaca Manoel que tem formação na área, trabalhou na Telefônica de 1978 a 2009, está aposentado desde 2011, é administrador de clubes de investimento registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e tem Certificação pela Abrapp/ICSS, com foco na área de Investimentos. Confira, a seguir, sua entrevista sobre a importância do Comitê.
Qual é o papel do Comitê?

O Comitê avalia continuamente os investimentos que estão nas carteiras. Analisamos a performance dos ativos e as alternativas existentes no mercado, buscando sempre as melhores práticas e os melhores resultados, a partir da relação risco x retorno definida nas Políticas de cada plano. Nós nos reunimos uma vez por mês no mínimo, mas é muito comum fazermos reuniões não presenciais, com trocas de documentos e informações.

Frequento vários eventos de grandes empresas e entidades e vejo que a maioria sequer possui Comitê de Investimentos e, quando tem, é composto por dois ou três membros da própria Diretoria. A Visão Prev é realmente benchmark por criar um Comitê plural, formado por especialistas certificados, com diferentes olhares, abordagens e conhecimentos.

 

Por que é bom ter um representante dos participantes?

A presença de um representante da AVISÃO tranquiliza todos os participantes, principalmente os assistidos, pois estamos envolvidos nesse órgão tão importante para a gestão de nossos recursos, atestando assim, a qualidade das análises e acompanhamentos realizados, participando das decisões adotadas e prestando satisfação de toda condução dos processos. A começar pelo trabalho feito pela equipe da Visão Prev que é um pessoal muito competente e dedicado.

 

A tomada de decisões é ágil?

Nossa economia apresenta momentos com oscilações muito bruscas como na greve dos caminhoneiros e no caso da JBS. Essas situações exigem avaliações precisas e decisões que, para serem adequadas, devem ser feitas por quem realmente entende e acompanha, com constância, as diferentes alternativas. Se não, as perdas são certas e profundas. Nesses momentos, tenho visto, de modo ainda mais claro, a agilidade e expertise da Visão Prev para fazer os melhores movimentos. Mesmo com todos os solavancos, tivemos perdas muito menores do que a média do mercado e a recuperação foi muito adequada.

Próxima Notícia